Novas ações. Novas oportunidades.

Nascemos da identificação de um problema aparentemente único: falta de acesso à visão. Porém, quando falamos de saúde visual não falamos de algo isolado, falamos de um problema que desencadeia vários outros, e foi aí que encontramos um grande potencial de mudar a realidade socioeconômica do nosso país.

22,9%

dos casos de evasão escolar têm correlação com problemas de visão

Melhorar a educação no Brasil está tão relacionado à qualidade do ensino quanto aos olhos aptos a aprender.

O aprendizado em sala de aula passa primeiro por enxergar o conteúdo que é passado pelo professor. Este é um passo fundamental para transformar a educação no Brasil.

42M

de pessoas no mundo precisam usar óculos e não sabem.

Ver bem é mais do que enxergar os detalhes que estão à frente dos olhos, é dar a oportunidade de viver em dias melhores.

1 em cada 7

pessoas não tem acesso a consultas oftalmológicas e óculos.

Chegar aos que mais precisam é dar mais chances para aproveitar as oportunidades que a vida oferece. .

30M

de pessoas precisam de óculos e não podem pagar.

Saúde visual não deve ser um privilégio de alguns. Entendemos que todos, independente de renda, devem ser contemplados com uma visão melhor.

Desenvolvimento

Bem-estar

Independência

Empoderamento

Primeiro Desafio

A primeira dificuldade era conseguir produzir óculos com baixo custo e alta qualidade, para poder distribuir às pessoas que não poderiam pagar.

Solução Encontrada

Trouxemos para o brasil a tecnologia do projeto OneDollarGlasses

A tecnologia Alemã, desenvolvida por Martin Aufmuth, foi a base para começarmos a levantar o desenvolvimento que queremos: óculos de grau em aço altamente flexível e leve, com lentes de policarbonato e plástico hipoalergênico. Acabamento e conforto a um baixo custo.

Segundo desafio

Acesso à saúde visual

Tendo encontrado uma solução de baixo custo para fornecer óculos à população carente, percebemos um novo problema: 85% dos municípios brasileiros não contam com oftalmologista residente. Com isso, vimos que o problema vai muito além da falta de acesso aos óculos de grau, é na verdade uma deficiência do acesso à saúde visual como um todo.

Solução completa

Renovatio móvel

A Renovatio desenvolveu uma unidade móvel oftalmológica: ônibos com dios consultórios e capacidade para atender mais de 200 pessoas por dia. Posteriormente, evoluiu para um consultório com equipametos que são possíveis de se carregar em uma mala, propiciando que sejam feitas viagens para todo o país, inclusive para as regiões ribeirinhas ou de difícil acesso do norte do Brasil.

Próximo passo

Alcançar o objetivo de distribuir 1 milhão de óculos até 2021 exigiu um novo avanço na estratégia.

Com os moldes antigos de captação de recursos, não seria possível atingir a meta. Assim, a VerBem surge para impulsionar a Renovatio em sua missão.

1 0 0 0 0 0 0

Parceria de sucesso sustentável

Dois projetos sólidos que, ao caminharem juntos, tornam-se ainda mais fortes.

Renovatio

A associação sem fins lucrativos busca por meio de parcerias estratégicas levar o acesso a consultas oftalmologicas para quem mais precisa, além de fabricar os óculos da tecnologia OneDollarGlasses, que é distribuído gratuitamente nas ações sociais da ONG.

VerBem

Nasce como um negócio social capaz de gerar recursos para a Renovatio, já que a cada óculos vendido, VerBem doa outro para as ações da ONG, contrubuindo efetivamente para a meta de distribuição de óculos à quem precisa.

O que já fizemos até aqui

A realidade de muitas pessoas já foi transformada em um curto espaço de tempo. Mas para o desenvolvimento alcançar o nível que queremos, precisamos de mais pessoas compartilhando esse querer.

Ação realizada em São José dos Campos – Maio, 2017
Ação realizada em São José dos Campos – Maio, 2017

17.000+

óculos doados

8.000+

consultas realizadas com o ônibus consultorio

19/26

estados brasileiros visitados